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    REDES SOCIAIS - CONEXÃO MERCADO

    Há alguns anos, podíamos considerar “Rede Mundial de Computadores” como uma boa definição para a internet. Com a popularização das redes sociais, ferramentas Wiki, Blogs, microblogs, jogos online, e outras centenas de formas de interação através da Web, podemos dizer hoje que a melhor definição para a internet é “Rede Mundial de Pessoas”.
    Já não é novidade para ninguém a importância da internet como canal de comercialização, de comunicação e de marketing. Várias pesquisas tem apontado o e-Commerce superando as vendas no varejo tradicional. A audiência na Internet no Brasil já é maior que a de muitos progamas da TV, assim como a venda de computadores já superou a venda de televisores desde 2007.
    Os consumidores cada vez mais tem mudado a forma como se relacionam com as marcas, produtos e serviços. A partir do advento das redes sociais e do que chamamos de Web 2.0 (Internet colaborativa e interativa), todo o poder passa para a mão dos consumidores. São eles que decidem se os seus produtos vão ter ou não sucesso, através da divulgação viral (Buzz Marketing), seja ela positiva ou negativa.
    Em muitos dos meus cursos sobre web marketing, alunos costumam fazer o seguinte questionamento: “E se minha empresa não quiser entrar nas redes sociais?”. Costumo responder da seguinte forma: “Desculpe, mas isto não é uma escolha sua”. Se sua empresa existe e seu produto ou serviço tem alguma relevância no mercado, pode ter certeza, os consumidores já estão falando sobre ele na internet.
    Por estes e outros motivos, quando falamos de relacionamento com o consumidor, as redes sociais se tornam ainda mais relevantes, pois até mesmo aquela máxima que afirmava que uma pessoa insatisfeita faz propaganda negativa de seu produto para 10 outros consumidores, já está superada. Hoje um consumidor insatisfeito divulga sua frustração para milhares de outros consumidores através de redes sociais, chats, blogs entre outros meios.
    Por outro lado, os consumidores apaixonados por marcas ou simplesmente satisfeito com seus produtos e serviços, terão o poder de recomenda-lo direta ou indiretamente para outros centenas ou milhares de consumidores que tenham acesso aos seus comentários.
    O grande problema hoje é que grande parte das empresas ainda não conseguiram adequar as suas áreas de comunicação e de marketing, esta mudança de comportamento, e grande parte dos profissionais de marketing, de comunicação e de publicidade, ainda não aprenderam a interagir com este novo perfil de consumidor. Neste novo contexto, as ferramentas tradicionais de marketing e de publicidade perdem efeito. Profissionais como o publicitário, precisam reinventar sua atuação e cada vez mais disputar espaço com assessores de imprensa e relações públicas, que neste ambiente interativo, conseguem resultados muito mais efetivos.
    Outro ponto que diferencia esta mídia, é que nas redes sociais é muito negativo fazer propaganda, desta forma, o que reina é o conteúdo. Um dos segredos do marketing em redes sociais é entender que apenas seu site é território livre, então todas as ações devem direcionar para ele, porém, para que isto de resultado, o trabalho é muito maior que no marketing de massa, pois exige do profissional um trabalho customizado por nichos, e com interação individualizada para cada consumidor.
    Discutir redes sociais é um longo assunto, e o mais importante é entender que tudo ainda está em construção, para encerrar este artigo, minha principal dica é, aventure-se, mergulhe de cabeça, invente novas formas de interagir, é através da ação e da experimentação, da tentativa e do erro que conseguimos evoluir e chegar até aqui.

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