Slide show

grids

Education

Sports

Feito por Mário Jorge ( The Broz ). Tecnologia do Blogger.

Business

Versículo Bíblico

Pictures

Games

Video

Featured

Total de visualizações

Teste Teste Teste Teste

Subscribe Here

Fashion

Travel

Publicações Recentes

Gallery

Teste Teste Teste Teste

Column Right

Teste Teste Teste

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Beauty

Fashion

Technology

Fashion

  • Latest News

    Slider

    Translate

    News

    Music

    Games

    link rel="apple-touch-icon" sizes="57x57" href="/apple-icon-57x57.png">

    Projeto Tareco e Mariola - Belo Jardim -PE

    Do lixão da cidade pernambucana de Belo Jardim saiu o projeto Coleta Seletiva Tareco e Mariola, da empresa Acumuladores Moura, que ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom 2003, na categoria Meio Ambiente. O objetivo é desenvolver e consolidar um programa comunitário de educação ambiental e coleta seletiva de lixo, capaz de gerar renda para as pessoas que viviam na comunidade vizinha do lixão da cidade, no conjunto Cohab 3, e dele tiravam seu sustento.
    O coordenador de gestão da qualidade da Moura, Jorge Baraúna, responsável pelo projeto, explica que a iniciativa surgiu, em 2000, durante a implantação do modelo japonês dos cinco Ss, de gestão de qualidade, nas escolas da região — outra ação social encampada pela empresa, dessa vez na área educacional. Os cinco Ss significam, em japonês, seiri, seiton, seiso, sheiketsu e shitsuke. Em português, os princípios foram traduzidos por seleção (separação do útil do inútil), organização, limpeza, higiene (os cuidados com a saúde ocupacional) e autodisciplina.
    A aplicação do modelo na rede de ensino criou uma nova dificuldade: para onde mandar o lixo? Baraúna lembra que começou a idealizar o projeto de coleta seletiva. Para funcionar, utilizou um prédio desativado, com cerca de 400 metros quadrados, cedido pela Moura para a Associação Belo Jardinense de Artesanato, parceira na ação ambiental. Atualmente, o projeto Tareco e Mariola já conta com 11 pessoas – nove ocupadas na coleta do lixo e duas nos processos iniciais de reciclagem —, que recebem, em média, R$ 220,00 por mês, a maior parte com a venda dos materiais. Parece pouco, mas, antes do programa, a renda média mensal dessas pessoas não ultrapassava R$ 60,00. Um incremento, portanto, de 266,6%. Além disso, o projeto conta com a colaboração de cerca de 60 fornecedores, entre indústrias, comércio e residências, ao lado, claro, das escolas — dez delas já com a coleta seletiva implantada, total que deve chegar a 50, até o fim do ano. O desafio, a partir deste ano, é incrementar a reciclagem dentro da associação, para aumentar a geração de renda. Segundo Baraúna, já estão sendo fabricados móveis com papelão e, em breve, terá início a linha de produção de vassouras, com embalagens PET, de refrigerantes. Com isso, o projeto Tareco e Mariola vai incorporar mais cinco integrantes.
    Para assegurar a geração de renda aos participantes e dar auto-sustentabilidade à idéia, foram abertos canais com vários compradores das regiões próximas, especialmente de Recife e Caruaru. Do total arrecadado por mês, 10% são destinados à manutenção da Associação, e o restante é dividido, em partes iguais, entre os associados. O total coletado por intermédio da Associação e de seus parceiros já soma 22 toneladas por mês, com uma meta de chegar a 25 toneladas de material reciclável.
    Em toda a cidade, com o apoio da rede municipal de ensino, cerca de 3 mil pessoas já receberam treinamento em educação ambiental.
    Todo o trabalho é feito de forma voluntária, com os resultados divulgados por meio das emissoras de rádio e dos jornais da cidade, que está ganhando um novo aterro sanitário. A Acumuladores Moura inicia, agora, um intenso trabalho de sensibilização de seus funcionários, 850 deles (num total de 1,3 mil) localizados em Belo Jardim. Desses, 15 já atuam regularmente no projeto Tareco e Mariola — batizado assim por conta de dois doces típicos e muito populares na região.
      
    Jorge Baraúna - coordenador de gestão de qualidade 

    vehicles

    Click

    business

    TV

    health

    Recente