Propaganda Topo

BELO JARDIM 82 ANOS DE HISTÓRIA

Uma planície coberta de capim e grama verde; nos altos, a tapiracaena, vulgarmente conhecida como canafístula, com suas flores amarelas; a lagoa Inhumas, sempre perene até mesmo na grande histórica seca de 1877. Um oásis no meio do agreste semi-árido, circulando pelo rio Bitury, afluente do rio Una.

O encantamento da posição geográfica, a amenidade do clima e a fertilidade do solo, levaram Frei Cassiano, quando lá esteve em setembro de 1881, a batizar o local de Belo Jardim, em substituição ao de Capim, nome do Arraial ai formado.

Não só de beleza viveu Belo Jardim.

Nas revoluções de 1824 (Confederação do Equador) e de 1848 (Praeira) esteve presente, alimentando a galeria de heróis pernambucanos que lutaram contra o depotismo do poder central, empunhando a bandeira da república.Muitos poderiam ser citados e dentre eles ressalta-se a figura de Francisco Leite da Silva. Inflamado nas idéias, revolucionário por vocação, patriota por convicção. Lutou, bravamente, contra as forças do poder central em ambas as revoluções; não se deixando intimidar nem mesmo com a presença da expedição do então Brigadeiro Lima e Silva (Duque de Caxias), enviada pela Corte para debelar a insurreição encabeçada por Pernambuco.

Assim é Belo Jardim.

Belo Jardim foi fundada em 11 de setembro de 1928, nossos munícipes se alegram pelos 82 anos que nossa amada terra completará agora em 2010. Muito foi feito nesse tempo, muitas melhorias, a cidade cresceu, se desenvolveu, tornou-se conhecida em âmbito nacional como a Terra de Músicos e do Bitury. Com jovens talentos da música, podemos citar dentre eles, o pequeno Carlos Eduardo de apenas 10 anos que toca saxofone, onde ao seus 9 anos, já havia apresentado-se no Programa Raul Gil por três vezes; a Orfeão de Cordas Nivaldo Jatobá, um grupo de 09 adolescentes músicos, que tocam os instrumentos de formas inusitadas; a pequena Ianka de apenas 11 anos de idade que também toca saxofone, recentemente lançou seu primeiro CD. Além dos pequenos, há uma grande quantidade de músicos jovens e adultos, jovens que desejam ser reconhecidos como grandes músicos.

Belo Jardim é um ótimo lugar para conhecer, melhor ainda para morar. Quem aqui vem, não quer mais sair. Nosso município é acolhedor, calmo, pacífico. Nossa cidade é ótima para descansar, para visitar, venha você também conhecer nosso Belo Jardim.

Parabéns Belo Jardim, por seus 82 anos de Emancipação Política, sua terra cresce, seu povo cresce e todos nós te amamos mais a cada dia.

Não serão tolerados comentários desrespeitosos, ofensivos e que incitem o ódio. Caso ocorrar, será aplicado uma orientação aos violadores e se necessário, bloqueio do endereço IP.

Tecnologia do Blogger.