Slide show

grids

Education

Sports

Feito por Mário Jorge ( The Broz ). Tecnologia do Blogger.

Business

Versículo Bíblico

Pictures

Games

Video

Featured

Total de visualizações

Teste Teste Teste Teste

Subscribe Here

Fashion

Travel

Publicações Recentes

Gallery

Teste Teste Teste Teste

Column Right

Teste Teste Teste

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Beauty

Fashion

Technology

Fashion

  • Latest News

    Slider

    Translate

    News

    Music

    Games

    link rel="apple-touch-icon" sizes="57x57" href="/apple-icon-57x57.png">

    ÁGUA FRIA DISTRITO DE BELO JARDIM - PE

    Água Fria, o 4º distrito do Município de Belo Jardim PE, situado a 9 Km da cidade, e a 194 Km da capital pernambucana, foi constituído a 30 de dezembro de 1953, criado por Lei Municipal Nº 40. Seu primeiro nome foi “Santa Maravilha”, passando depois para “Água Fria”, no atual que se originou devido a um determinado ponto existente no povoado, onde havia uma enorme árvore muito frondosa, junto a um poço chamado Poço do Jucá, que tinha uma água muito fria que chegava a ser gelada, que serviam de abrigo para os tropeiros, viajantes daquela época que marcavam encontro sempre naquele mesmo local, na “água fria”, como falavam, para seguirem viagem para os municípios vizinhos, pois viajavam à cavalo, em grupos transportando suas mercadorias a serem comercializadas em outro municípios, pois não existiam outros meios de transporte na época no povoado.

    No ano de 1898, foi fundada a igreja de São Bom Jesus dos Pobres, que no início era apenas uma casa onde os moradores se reuniam para fazerem suas orações, tendo como padroeiro na época, Santo Antonio, que logo após teve a sua imagem roubada e substituída por São Bom Jesus, que passou a ser o seu sucessor.

    Mesmo depois, a imagem tendo sido encontrada em uma fazenda dentro de uma flor de mandacaru, continuou sendo o padroeiro atual “São Bom Jesus”. Daí então começaram a acontecer às festas religiosas, atualmente em destaque a de São Sebastião que se realiza sempre no mês de fevereiro de cada ano. Após a construção da referida igreja foi que o povoado foi crescendo lentamente e se desenvolvendo, tendo como principal atividade econômica a agricultura de subsistência, com o apoio hoje da Associação dos Agricultores, a pesca, a pecuária, como também os trabalhos artesanais feitos do barro, que já foram antes a principal fonte de renda e destaque da região, principalmente as “panelas”. Além desse trabalho são confeccionados artesanalmente cestos de cipó, balaios, vassouras, esteiras e na Escola de Arte: A renascença, o crochê, bordados e pintura.

    O comércio é baseado em mercearias e bares que servem a comida típica da região. Os principais pontos turísticos são:

    O Rio Ipojuca, onde os banhistas tomam banho e realizam pescarias

    O Cruzeiro, construído em 20/09/1997, com a ajuda do Pe. Eduardo Valença, através da idéia dos moradores de se plantar uma cruz no lugar onde pudesse ter uma visão panorâmica do lugar e que também os fiéis pudessem fazer as suas peregrinações, principalmente durante a Semana Santa como acontecem todos os anos.

    Outras culturas em destaque é o siriri, a banda de pífanos, os bacamarteiros e o tradicional forró pé-de-serra, que anima as festas juninas e outras. Com o esporte o futebol destacando o time “O Guarani Futebol Clube”, grupos de capoeira e cavalhadas.

    Existem no distrito alguns órgãos públicos municipais como a Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros Cabral, que muito se preocupava com a educação dos moradores da região durante o seu mandato. Construída pelo Poder Estadual, com apenas uma sala de aula, para atender alunos do 1º Grau Menor (1ª a 4ª) por uma professora na época, vinda de outro município. Em seguida passado a Escola para o Poder Municipal, autorizada no ano de 1985, a qual passou por várias reformas, atualmente contando com 8 salas de aulas, entre outras dependências e quadra desportiva, funcionando em três turnos, atendendo ao Ensino Básico nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental (I, II Ciclos), 5ª a 8ª série e EJA (Educação de Jovens e Adultos), a uma clientela do distrito e vários sítios vizinhos. Escola aberta à comunidade com visão de futuro. O distrito conta ainda com um Posto de Saúde, Correios, Escola de Arte, Água encanada, energia elétrica, saneamento básico e calçamento nas principais ruas do distrito, coleta periódica do lixo e telefone público.

    vehicles

    Click

    business

    TV

    health

    Recente