Propaganda Topo

Mozart Vieira e os Meninos de São Caetano

Leandro Carvalho e Mozart Vieira

(Leandro) Conheci o maestro Mozart Vieira em Belo Jardim (PE). Vocês se lembram dos “Meninos de São Caetano”? Pois é, há 13 anos Mozart transformou a pequena e pobre cidade de São Caetano, esquecida no interior de Pernambuco, com sua orquestra de crianças. Ganhou fama nacional e internacional, e a Banda Sinfônica do Agreste, mais conhecida como Meninos de São Caetano, terminou por se apresentar nos melhores teatros do Brasil e de vários países europeus. A Orquestra constitui a parte mais visível de um projeto que também compreende a Fundação Música e Vida, na qual mais de 1.000 crianças recebem ensino musical e reforço escolar. A maior parte dos alunos da escola de música de Mozart foi nos prestigiar no concerto realizado em Belo Jardim.

A vida de Mozart transformou-se recentemente em filme. “Orquestra de Meninos” tem Murilo Rosa no papel principal e direção de Paulo Thiago. O filme estréia no segundo semestre em todo o Brasil. A história é baseada em fatos reais, ocorridos no agreste pernambucano, quando Mozart Vieira começou a formar uma orquestra com meninos da região (todos pobres e trabalhadores da roça), ganhando espaço na mídia, sendo, depois, envolvido em escândalos pelas oligarquias reinantes no interior pernambucano. Sua arte não era bem-vinda nem para os fazendeiros nem para os pais das crianças. É acusado de pedofilia e quase é preso, não fosse a ingerência de Dom Helder Câmara que mobilizou artistas de todo o País em defesa do maestro.

Não serão tolerados comentários desrespeitosos, ofensivos e que incitem o ódio. Caso ocorrar, será aplicado uma orientação aos violadores e se necessário, bloqueio do endereço IP.

Tecnologia do Blogger.